O Condor continua expandindo para fora do Paraná e acaba de inaugurar a sua segunda unidade em Joinville, em Santa Catarina, no dia 31 de julho. A loja é a 46ª da rede, que já está presente em 17 cidades, sendo 16 paranaenses e uma catarinense. O novo Condor América Joinville recebeu um investimento de R$ 50 milhões e é o responsável pela instalação da maior usina solar em um supermercado do Brasil.
Foram instalados 1.680 módulos solares fotovoltaicos na cobertura da loja, capazes de gerar 780.000kWh por ano, o suficiente para abastecer 325 residências, e ainda contribui para preservar o meio ambiente com a redução de 230 toneladas de CO2 por ano. Além desta tecnologia, a loja ainda disponibiliza aos clientes um eletroposto com duas vagas para carregamento de veículos elétricos.
“Sou um eterno apaixonado pelo Brasil e temos a expectativa de continuar crescendo e apostando na força interna do mercado brasileiro. Planejamos inaugurar outras lojas neste ano e continuar com o plano de expansão da rede” disse o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.
A nova loja gerou 250 empregos, que junto com a outra unidade na cidade, somam 550 empregos diretos gerados em Joinville.
Os módulos solares fotovoltaicos instalados na cobertura da loja possuem células de silício que captam a irradiação solar. A energia gerada neles é em corrente contínua e para ser usada é transformada em corrente alternada por um inversor. Caso a loja não tivesse a tecnologia, seriam necessárias 1.656 árvores para compensar a emissão de CO². Com os módulos, a loja vai produzir um terço da energia consumida pelo estabelecimento e o retorno do investimento virá em aproximadamente seis anos, o que é muito rápido comparado à vida útil de 25 anos do equipamento.
Além dos módulos solares, o novo Condor América possui outras diversas tecnologias sustentáveis. Uma delas é o eletroposto, uma grande novidade implantada pela rede. A loja possui duas vagas para que os clientes possam carregar os veículos movidos a motores elétricos enquanto fazem compras.
O supermercado utiliza, ainda, iluminação 100% em LED, que além de ser mais econômica, dura três vezes mais, reduz em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente. Para economizar ainda mais energia, outra solução implantada é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os Domus Prismáticos que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente.
Também haverá redução no consumo de energia com a instalação de portas nos balcões de congelados e refrigerados, projetados pela Eletrofrio, que além de manterem os produtos bem conservados, também reduzem em até 60% a carga térmica. Já para preservar a camada de ozônio, foi utilizado o CO2 no setor de congelados, um gás refrigerante 100% natural que não agride a natureza e não provoca o efeito estufa. O setor de refrigerados utiliza o Glicol, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes.
O novo Condor conta também com um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.
Fonte:https://www.bemparana.com.br