Cervejaria Edelbrau iniciou a produção em 2012 com 4 mil litros/mês e chega a 2018 com 15 mil litros/mês
No final de 2017, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) aprovou por 45 votos a 0 o Projeto de Lei nº 38/2016 da criação da Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A PL sancionada pelo governador José Ivo Sartori ratifica a produção local, uma vez que o Estado é o segundo maior produtor de cerveja no Brasil, atrás somente de São Paulo. E Nova Petrópolis – junto com mais 21 cidades – está na rota da famosa bebida.
A cidade conta com três cervejarias: Traum, Vitrola e Edelbrau. O Jornal do Comércio foi convidado a conhecer uma delas para entender o processo de produção e distribuição.
Localizada na Avenida 15 de Novembro, 4024, Bairro Piá, a Edelbrau é a cervejaria mais antiga de Nova Petrópolis. Atualmente, produz 15 mil litros de cerveja por mês. A cervejaria já conta com distribuição nas cidades da Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Grande Porto Alegre, Pelotas, Santa Catarina e São Paulo.
“Esta iniciativa [PL nº 38/2016] já vem colhendo bons frutos, quando as secretarias do turismo da região vão para fora, elas divulgam o nosso roteiro. Ela vai fortalecer as vendas das cervejarias e o turismo”, disse o sócio proprietário da Edelbrau Fernando Maldaner.
A empresa recebeu o reconhecimento nacional pela elaboração e sacada da Witbier, cujo um dos ingredientes de destaque é o uso da casca de bergamota. O rótulo ainda conta com a estampa da Dona Sidônia Seger – matriarca da família –, cuja propriedade fica no interior de Nova Petrópolis e conta com os cuidados dela no cultivo, colheita e seleção das frutas e dá um toque de apego emocional a embalagem. Segundo Maldaner, esta sacada com a ilustração de Dona Sidônia fez com que a cerveja fosse conhecida nacionalmente como: “a cerveja da vovó”.
Se no verão o Witbier faz sucesso, no inverno, a Winter oatmeal stout ganha destaque. Assim como a fama de Dona Sidônia, a Winter leva na sua embalagem uma manta, que dá a ideia de proteção contra o frio.
A elaboração das cervejas tradicionais segue à risca a lei de pureza alemã de 1516: a Renheitsgebot. Já as cervejas inspiradas na escolas belga, americana e inglesa trazem características mais ousadas, dos quais destacam-se os lúpulos e ingredientes inusitados.
A cervejaria ainda conta com um ambiente de gastropub, onde é possível apreciar todos os tipos de cerveja e chopp produzidos no local. Além de ter em seu cardápio opções de petiscos, pratos à la carte, almoço colonial e pratos típicos alemães.
O local permite a visitação a sua fábrica, onde é possível ter acesso a uma vista panorâmica do processo de produção, com direito a guia, que ensina o funcionamento e execução das cervejas artesanais.
A produção sustentável e iniciativa ecológica Sistema contará com 193 painéis fotovoltaicos
A inovação não termina por aí, uma iniciativa para instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica foi levada a diante na temporada de 2018. Ao todo, 193 placas para captura da luz solar serão alojadas na sede em julho. O fornecimento de energia pode chegar aos 93.945 kWh por ano, o que resulta em 101% no consumo de energia elétrica da Edelbrau no mesmo período. Mesmo com as taxas de produção de energia, a expectativa é economizar com os gastos elétricos em até 95%. O investimento de R$ 310 mil deverá ser recuperado em até sete anos.
Fonte: Jornal do Comércio / http://jcrs.uol.com.br/