A energia solar segue em expansão no Brasil que é responsável pela geração de energia limpa e sustentável, além da diversificação da matriz elétrica do país. Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, os investimentos em energia solar marcaram um recorde de 18% a mais em comparação com o ano de 2016. A energia solar foi a fonte de energia que mais recebeu investimentos. Segundo o relatório publicado pela ONU, foram mais de US$ 160,8 bilhões de recursos.
Estudos apontam que muitos fatores contribuíram para o expressivo crescimento, porém, os principais são: redução de 75% no preço da energia solar fotovoltaica nos últimos 10 anos e o aumento constante da energia elétrica comum, que acumula uma alta de 499% desde 2012. O investimento em energia solar oferece grande economia nos gastos com energia. Em cinco anos, o Brasil pode economizar até R$ 7 bilhões na conta de luz!
O Brasil possui mais incidência solar do que países como Alemanha, China e Estados Unidos da América. São 5,4 quilowatt-hora por metro quadrado, porém, a instalação de geração fotovoltaica é considerada muito pouca pelo potencial do País, que possui até o momento apenas 1 gigawatt. O crescimento da energia solar é liderado por instalações em residências (80%), no entanto, comércios, indústrias e prédios públicos também fazem parte e contribuem para essa expansão. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima-se que, até 2024, 886,7 mil unidades consumidoras irão receber créditos dessa energia e, assim, totalizar uma potência instalada por volta de 3,2 gigawatt.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) afirma que a contratação da energia solar é uma ótima opção para reduzir a conta de luz da população brasileira, ainda mais com os incentivos que estão surgindo atualmente, como, por exemplo, os novos leilões de energia do Governo Federal, isenções de impostos e financiamento para energia solar.
O Brasil possui uma das matrizes mais renováveis do mundo, com aproximadamente 75% de fontes renováveis na oferta de energia elétrica. Percebendo a importância da energia solar, muitos projetos incentivadores estão sendo criados até mesmo pelo Governo para o desenvolvimento dessa fonte de energia no país. A partir da concessão de incentivos, a procura e adesão da geração solar fotovoltaica fica nitidamente maior.
De acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil possui quase 40.000 sistemas de mini ou micro geração distribuída, sendo que mais de 99% ocorrem por meio de instalações de placa solar ou painel solar. A capacidade solar do Brasil, junto ao constante crescimento, pode levar o país a ser uma referência mundial neste segmento! Para saber mais informações e notícias sobre essa fonte de energia e seus inúmeros benefícios, acesse o Portal Solar, maior web site do setor no Brasil. Saiba como adquirir placa solar e painel solar e até mesmo como solicitar um financiamento para energia solar.
Fonte:https://exame.abril.com.br / https://www.portalsolar.com.br/