Apple diz que é 100% impulsionada por energia renovável em todo o mundo
A conta, porém, inclui uma manobra envolvendo certificados de energia limpa
Isso porque hoje, é impossível para uma empresa do tamanho da Apple depender exclusivamente de fontes de energia limpas. Afinal, eles usam peças de fornecedores chineses que não possuem acesso a fontes de energia renováveis, como solar e eólica, por exemplo.
As lojas da Apple são outro exemplo, pois dependem de malhas de energia elétrica da cidade onde se encontram. A partir do momento em que a eletricidade entra nesta malha, não é mais possível determinar se veio de uma fonte limpa ou não.
Para contrabalancear isto e chegar na conta dos 100%, a Apple passou a comprar Certificados de Energia Renováveis (da sigla em inglês REC), que são uma espécie de crédito vendido pelos geradores de energia limpa. É uma forma de investir em métodos não poluentes de gerar eletricidade.
Além disso, a companhia ainda faz investimentos em instalações de energia limpa por todo o mundo e constrói suas próprias fontes. Eles garantem que todos os seus novos escritórios e fábricas sejam abastecidos por energia 100% limpa.
09/04/2018 às 21:15:55 | https://mundoconectado.com.br